ENTER – Antologia Digital

Uma oportunidade de descoberta do prazer da palavra no ambiente www. É assim que a idealizadora do projeto ENTER, Heloisa Buarque de Hollanda define a proposta feita aos autores que compõem a Antologia Digital. Cada um deveria ir além do texto e navegar em vídeo, áudio e imagens.

ENTER – Antologia Digital é o resultado dessa viagem e reúne o trabalho textual e audiovisual de 37 escritores, entre eles Nega Gizza, Marcelino Freire, GOG, João Paulo Cuenca, Andre Dahmer, Cecilia Giannetti, Lirinha, Arnaldo Branco, Rafael Grampá, Sérgio Vaz, Gabriel Bá & Fábio Moon, Ramon Mello, Bruna Beber, Alice Sant’Anna, Omar Salomão e Andrea del Fuego.

Considerado um dos acontecimentos culturais do ano de 2009, quando foi lançado, o projeto mostra o que pode ser a nova face da produção literária no Brasil. Com idades que variam entre 20 e 40 anos, os autores selecionados são também atores, prosadores, rappers, quadrinistas, músicos, cartunistas, apresentadores de TV, editores, web designers, produtores e ativistas culturais.

Ensaísta e pesquisadora, formada em Letras Clássicas pela PUC-RJ, com doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York, Heloisa Buarque de Hollanda publicou livros considerados essenciais na crítica literária brasileira. Entre eles, “26 poetas Hoje” (1976), “Macunaíma da Literatura ao Cinema” (1979) e “Esses poetas: uma antologia dos anos 90″ (1998).