Arte-Educação Digital

Concebido como um piloto em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa/MG, o projeto Arte-Educação Digital tem como objetivo criar e desenvolver oficinas de artes e tecnologias digitais, para jovens a partir de 15 anos, matriculados no ensino médio da rede pública. 

Através da capacitação de multiplicadores, a proposta vai além das experiências com manifestações culturais específicas e tradicionais como o teatro, a música e a literatura: busca ampliá-las para o universo digital, entendendo que as esferas do presencial e do virtual se somam no enriquecimento cultural de cada um.

Do ponto de vista pedagógico, o projeto se caracteriza por priorizar uma metodologia voltada para a construção do conhecimento através da troca de saberes entre professores e alunos.

Com metodologia desenvolvida por O Instituto, as atividades tiveram início em junho 2009, em Viçosa, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa e da Fundação Artur Bernardes (FUNARBE). Com duração de um ano, o Arte-Educação Digital resultou na produção de vinte vídeos pelos alunos. Em 2011, o projeto foi ampliado para mais quatro cidades de Minas Gerais.