Manoel Ribeiro no Urban Age

Entramos na Era Urbana (Urban Age). Na sequência do processo de globalização econômica no final do século XX, o século XXI chega marcado pela ascensão das cidades. Pela primeira vez na história da humanidade mais da metade da população do planeta vive em áreas urbanas. Na China, Índia, África e América Latina a população das cidades está explodindo e estas crescem de forma exponencial. Ao mesmo tempo, no entanto, muitos centros urbanos desenvolvidos estão encolhendo e passando por reestruturações radicais provocadas pelas mudanças nos setores econômicos e pelos novos padrões de migração. Tudo isso vem provocando grandes alterações na paisagem física e social das cidades.

É preciso, portanto, que políticos, investidores, profissionais de planejamento, designers, arquitetos e todos os demais envolvidos com a organização e planejamento urbano compreendam os impactos dessas mudanças e possam propor alternativa inovadoras, sem as quais as conseqüências serão desastrosas.

É esse o desafio que o projeto Urban Age, iniciado em 2005, visa enfrentar, através de uma sequência de seis conferências internacionais sediadas em diferentes cidades da África, Ásia, Américas e Europa. A proposta é criar uma rede ampliada de indivíduos que troquem informações e experiências no sentido de apontar caminhos para o futuro das cidades, sempre contemplando a articulação entre os investimentos concretos e os processos econômicos, ecológicos, sociais, políticos e culturais que informam a vida urbana.contemporânea.

Veja, abaixo, a participação do arquiteto e urbanista Manoel Ribeiro na última conferência do Urban Age, promovida pela London School, em dezembro de 2008, na cidade de São Paulo. E neste link você pode assistir a todas as palestras da conferência realizada n final do ano passado.