Como produzir sem verba

Das conversas no auditório para o laboratório, os jovens que formam a turma do Rio de Encontros ganham, a partir de setembro, uma nova tarefa na ESPM Rio.

Professores explicam como será o laboratório / Foto: O Instituto

Durante três meses, os professores Eduardo Amayo, Giovani Marangoni e Fabiano Ramos darão reforço na disciplina Produção audiovisual on-a-bugdet.

Projeto gratuito, feito em parceria por O Instituto e a Escola Superior de Propaganda e Marketing, o laboratório pretende alcançar boa qualidade de broadcast para canais de YouTube e videolog com equipamentos banais. Lá, os alunos vão aprender desde a introdução às técnicas básicas de iluminação, áudio e câmera até a edição para diferentes linguagens audiovisuais.

O objetivo é que todos possam, no final, produzir conteúdos audiovisuais sem verba. Para isso, vão explorar as particularidades das diversas linguagens audiovisuais sintetizadas na linguagem web e reproduzi-las com equipamentos caseiros e smartphones.

Ao todo, serão seis encontros. Os trabalhos produzidos serão apresentados na última edição do Rio de Encontros, em dezembro.