Rio de Encontros 2016

Um Rio de Janeiro para além do mar e do corcovado, uma capital que já foi o centro do país, tema de múltiplos imaginários, cheia de histórias diversas, palco de encontros e contradições. Em seu sétimo ano, que terá início no dia 28 de abril, o ciclo de debates Rio de Encontros propõe trazer o desafio de pensar o futuro, em torno de uma questão central: as transformações decorrentes das tecnologias da comunicação e da cultura das redes. Com patrocínio da ESPM, serão realizadas sete edições ao longo do ano.

Marcado em 2015 pelo resgate histórico da cidade e a preocupação com os caminhos de sustentabilidade, o Rio de Encontros tratará, este ano, de temas como a internet e as novas formas de mobilização, redes sociais como arenas de confronto, legitimidade da informação política nas redes, projetos colaborativos e o futuro da educação.

Os Encontros estão a cada ano mais dinâmicos e mantêm a premissa do livre pensar e debater. Os convidados são provocadores de novos pensamentos e perguntas sobre a cidade. O formato, que insere jovens vindos de projetos desenvolvidos na Grande Rio de Janeiro, é peça chave para o sucesso dos diálogos. Eles serão 25 participantes fixos de uma plateia heterogênea e aberta.