#Um dia de Alice

O que aconteceria no seu dia se você perdesse seu smartphone e a única saída fosse usar aquele aparelho antigo, cujas funções sejam apenas fazer e receber chamadas e, quem sabe, um torpedo aqui e ali? Esse é o maior problema na vida de Alice, a personagem viciada em internet do curta realizado por jovens da turma Rio de Encontros em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro.

O projeto iniciou em agosto deste ano com objetivo de criar um laboratório de vídeos colaborativos, sob a coordenação do professor Rico Cavalcanti. #Um dia de Alice é resultado de um workshop de aulas sobre cinema, linguagem audiovisual, criações de roteiro, uso de equipamentos e planejamento de produção. Depois de muita conversa os alunos escolheram o tema, organizaram as funções e partiram para a finalização do roteiro e produção.

Veja as fotos das gravações AQUI

Leandro Lima, monitor do projeto, conta como essa fase ajudou a descobrir o melhor de cada um: “queríamos falar sobre como a tecnologia influencia na vida das pessoas e a turma concordou que o celular é o que mais contribui para isso, Alice é uma garota que não consegue viver sem ele e vai ter que se virar com um aparelho antigo”, conta. Leandro explica que alguns alunos realizaram mais de uma função, e até o professor e as coordenadoras do Rio de Encontros Ilana Strozenberg e Teresa Guilhon atuaram. “Foi uma oficina de aprendizado e diversão, todos mostraram algum talento”, disse Leandro.

As gravações duraram duas semanas, com equipamentos, equipe de iluminação e áudio cedidos pela ESPM. Jessica Sá, que faz Alice, definiu o projeto como um desafio diferente do que imaginava: “Hoje a linguagem visual não é mais um bicho de sete cabeças, eu tinha alguma noção de vídeo, mas aprendi muito sobre planos e enquadramento”. Jessica reflete acerca da mensagem do filme, “o roteiro parece simples, mas faz pensar em como ficamos reféns do celular e não vemos coisas acontecendo a nossa volta”, afirma.

#Um dia de Alice está na última fase de edição e será lançado no dia 25 de novembro, na Casa do Saber, no evento de encerramento do Rio de Encontros 2014.