Cidades, Futuros Possíveis 2012

Seminário Cidades, Futuros Possíveis 2011

Iniciada em 2010, a série de seminários internacionais Cidades, Futuros Possíveis tem como objetivo central aprofundar o debate acerca das grandes cidades contemporâneas,  no sentido de apontar caminhos para  superar suas graves contradições e abrir perspectivas para a construção de contextos urbanos mais integrados e democráticos.

 

 

 

A partir da percepção de que a complexidade dos dilemas da cidade exige uma abordagem que integre múltiplos saberes e perspectivas, a proposta dos seminários é promover um diálogo aberto entre interlocutores de diversas instituições e áreas de atuação e representantes de diferentes universos sócio-culturais, políticos e econômicos, reunindo o pensamento teórico ao conhecimento advindo da prática e da experiência empírica.

O primeiro evento da série discutiu o tema de forma abrangente, focando, em especial, o papel da cultura e das redes sociais na reconfiguração das formas de vida social nas metrópoles do mundo globalizado.

O evento seguinte, realizado em agosto de 2011, produziu uma reflexão comparativa entre aspectos da realidade urbana brasileira e a de outros países de desenvolvimento tardio – no contexto do chamado sul global – com foco especial na África, América do Norte e a América Central.

Na sua terceira edição, o seminário irá aprofundar os temas abordados nos eventos anteriores na perspectiva específica da realidade urbana dos países latino-americanos, visando detectar vias de trocas de conhecimento e experiências, bem como de ações colaborativas nos âmbitos das políticas públicas e das iniciativas da sociedade civil.